Pular para o conteúdo principal

DICAS PÃES

Assar pães em casa, sempre deixam um aroma irresistível e o sabor de pão caseiro é incomparável. Acha complicado? Basta seguir algumas dicas. Veja a receita de Rosca Doce Imperial. Clássica e super versátil. Pode ser natural ou recheadas com nozes, goiabada, frutas secas e ricota.







Rosca Doce Imperial

1 quilo de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1/2 (da medida da lata de leite condensado) de óleo
1/2 xícara de água morna
2 tabletes (30 gramas) de fermento biológico para pão 
4 ovos inteiros

1 ovo inteiro para pincelar na massa pronta
1 xícara de açúcar cristal para confeitar
frutas cristalizadas, nozes, goiabada ou ricota para rechear

Misture o fermento biológico com a 1/2 xícara de água morna para ativar o fermento.

Em uma tigela grande e funda, coloque a mistura do fermento e do leite condensado e misture bem. Em seguida coloque os 4 ovos e aos poucos vá colocando a farinha com uma mão, e mexendo a massa com a outra, usando a ponta dos dedos delicadamente, até que a massa fique macia para sovar.

Em uma superfície lisa, polvilhe um pouco de farinha de trigo e despeje a massa já consistente para começar a trabalhar. O movimento para sovar a massa deve ser de vai-e vem para frente e para trás, usando o punho e a ponta dos dedos. Vá acrescentando farinha aos poucos para a massa ir soltando das mãos até o ponto de formar uma grande bola.

Atingindo este ponto da massa, coloque em uma travessa limpa e enfarinhada, cubra com um pano de prato limpo e úmido e coloque dentro do forno ainda desligado para que não receba corrente de ar.

Deixe a massa crescer por 2 horas para atingir o ponto certo de abrir e começar a modelar a rosca doce. A massa deve dobrar de tamanho. Despeje a massa já crescida em uma superfície polvilhada com farinha, sove mais um pouco e comece a modelar.

Para moldar a trança, corte a massa ao meio e reserve uma parte. Com a outra metade, divida a massa em 3 partes iguais. Faça 3 rolinhos de espessura média e de comprimentos iguais. Una as 3 pontas dos rolinhos e comece a trançar as tiras para formar a trança, no final prenda a ponta para finalizar. No momento de trançar intercale com frustas cristalizadas, geleia, uva passa, ricota, nozes ou goiabada. Com a outra metade da massa pode-se modelar nozinhos.

Com ajuda de um pincel, passe 1 ovo batido sobre a massa trançada. Finalize salpicando o açúcar cristal por último.

Com o forno pré-aquecido 10 minutos antes, coloque a massa para assar de 30 à 40 minutos, dependendo da potência do seu forno.





Ponto Certo da Massa
Para saber se a massa já cresceu o suficiente; antes de colocar a massa para crescer, separe um pedacinho e forme uma bolinha. Coloque dentro de um copo com água e reserve próximo da massa. Quando a bolinha subir na superfície da água, é o ponto certo para trabalhar, abrir e rechear. Significa que o fermento agiu corretamente. 

Tempo de forno
Para ter certeza que a massa foi assada por completo espete um palito de fósforos na massa, se sair limpo, é porque está no ponto. Verifique se na parte debaixo da massa está levemente dourada.

Fermento ativo
Quando misturar o fermento biológico com a água morna, devem formar bolhas. Significa que o fermento foi ativado e está pronto para o uso. Caso contrário, inutilize o fermento para não colocar tudo a perde!

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS - FRUTAS

A dica nutritiva e light de hoje é o  Araçá . O fruto do araçazeiro é comestível e muito saboroso. Quando maduro é doce, suculento e com uma leve acidez, lembra muito a goiaba. Muito usado para sucos, doces em pasta, geleias, frutos cristalizados, sorvetes, araçazada e licores. Recebi a dica e sugestão de Mabel Velloso - Doce de Araçá de Cumbuca acompanhado de  Doce de Goiaba Cremoso diretamente de Salvador.  O suco feito com o fruto possui alto valor nutricional e baixo teor de açúcar, além da grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Rico em vitaminas A, B, C e antioxidantes.

DICAS - TIRAMISU - DIA DOS PAIS

Para a sobremesa do " Almoço Especial do Dia dos Pais"  m inha sugestão é um  Tiramisu Golden  de sabor único, perfeito para fechar com chave de ouro este domingo. Tiramisu Golden 500 gramas de queijo mascarpone 2 gemas 50 ml de vinho Marsala doce (pode ser substituído por rum) ½ xícara (chá) de café forte sem açúcar ½ xícara (chá) de açúcar 12 unidades de biscoito champanhe 4 claras chocolate em pó para polvilhar Em um prato fundo, misture o café e o vinho. Separe uma travessa retangular para a montagem do Tiramisu. Mergulhe rapidamente o biscoito champanhe na mistura de café com o vinho apenas para umidecê-lo. Cubra o fundo da travessa com os biscoitos umidecidos. Reserve. Coloque as gemas e o açúcar na batedeira até formar um creme branco. Em seguida adicione o mascarpone e bata apenas para misturar. Reserve. Bata as claras em ponto neve e misture delicadamente ao creme de mascarpone e as gemas reservado anteriormente

CHURROS GOURMET

Chocolate ao leite em barra, chocolate branco em barra  Nestlê , leite condensado,  creme de leite, canela em pó, canela em pau, recheado com doce de leite mineiro  exclusivo para garantir o melhor docinho de colher.  Todas os docinhos são entregues em taças com tampas hermeticamente fechadas para garantir a qualidade e sabor de cada docinho.   Acompanham uma colherinha.  Entregues em uma caixa fechada para garantir a qualidade gourmet.  Verifique a disponibilidade das taças serem decoradas com o tema da festa. | Pedidos mínimos de 25 docinhos|